ETIQUETA NO CONDOMÍNIO

CARTILHA DE ETIQUETA NO CONDOMÍNIO

Dicas e orientações sobre como agir educadamente em diversas situações no condomínio

ASSEMBLEIAS
 • Procure sempre participar das assembleias e conhecer a pauta antecipadamente. É lá que os assuntos de interesse de todos são discutidos e votados.
• Quem não comparece fica sem condição de discutir depois.
• Ainda em assembleias, saiba ser “voto vencido”, e não altere nunca o tom de voz.

BARULHO
 • Conheça as normas do condomínio e use sempre o bom senso. Não é porque você está no horário permitido que pode fazer o barulho que quiser.
• Nos dias de festa - desde que não ocorram sempre - convide os vizinhos para a confraternização, ou mande um cartão simpático se desculpando antecipadamente pelo incômodo.


CACHORROS
 • Seu animal não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores.
• Use sempre as entradas de serviço e seja breve no trajeto até chegar à rua.
• Caso seu pet faça sujeira na área comum, limpe-a no mesmo momento.
• Use o bom senso. Antes de registrar queixa, verifique se outros condôminos também se sentem incomodados pelos latidos do cachorro do vizinho.

CRIANÇAS
 • Os pais são responsáveis por seus filhos e devem estabelecer limites a eles.
• Não permita que seus filhos gritem ou corram em áreas que não destinadas para brincadeiras.
• Crianças pequenas precisam estar acompanhadas por adultos.
• Respeite os limites de horários e locais destinados aos pequenos.
• Verifique o que diz o regulamento interno do condomínio.

CONVIVÊNCIA
 • Conheça e respeite as regras que regem o seu condomínio. Por mais que você não concorde com algumas, terá que obedecê-las, pois foram aprovadas pela maioria.
• Jamais chame a empregada ou babá do vizinho para trabalhar na sua casa.
• Evite entrar em quaisquer tipos de fofocas ou boatos relacionados aos seus vizinhos.
• Lembre-se, a conversa amigável será sempre a melhor saída para resolução de conflitos.

ELEVADOR
 • Cumprimente sempre todos os presentes e espere as pessoas saírem para entrar
• Segurar a porta do elevador para outras pessoas entrarem demonstra gentileza e cordialidade.
• Não segure o equipamento em horários de pico.
• Use o elevador de serviço se for trafegar com animais ou transportar caixas e compras.
FUNCIONÁRIOS
 • Trate-os sempre com cordialidade.
• Se quiser fazer alguma reclamação, direcione-a ao livro de ocorrências virtual ou ao síndico.
• O funcionário do condomínio não é seu empregado. Evite pedir que execute serviços particulares.

LIXO
 • Cuide para que seu lixo esteja sempre devidamente ensacado e sem exalar cheiro forte.
• Não jogue papéis, bitucas de cigarro ou quaisquer outros tipos de lixos pela janela do apartamento.
OBRAS
 • Respeite os horários estabelecidos na convenção e regulamento interno
• Comunique o síndico e seu vizinho antes de iniciar as obras
Com a certeza da compreensão,


Paulo Roberto Melo
Síndico


Ricardo Horta de Alvarenga
Subsíndico
Compartilhar

Por: Unknown

0 comentários:

Postar um comentário