CARTILHA DE ETIQUETA NO CONDOMÍNIO
Dicas
e orientações sobre como agir educadamente em diversas situações no condomínio
ASSEMBLEIAS
• Procure sempre participar das assembleias e
conhecer a pauta antecipadamente. É lá que os assuntos de interesse de todos
são discutidos e votados.
•
Quem não comparece fica sem condição de discutir depois.
•
Ainda em assembleias, saiba ser “voto vencido”, e não altere nunca o tom de
voz.
BARULHO
• Conheça as normas do condomínio e use sempre
o bom senso. Não é porque você está no horário permitido que pode fazer o
barulho que quiser.
•
Nos dias de festa - desde que não ocorram sempre - convide os vizinhos para a
confraternização, ou mande um cartão simpático se desculpando antecipadamente
pelo incômodo.
CACHORROS
• Seu animal não deve perturbar o sossego e o
descanso dos outros moradores.
•
Use sempre as entradas de serviço e seja breve no trajeto até chegar à rua.
•
Caso seu pet faça sujeira na área comum, limpe-a no mesmo momento.
•
Use o bom senso. Antes de registrar queixa, verifique se outros condôminos
também se sentem incomodados pelos latidos do cachorro do vizinho.
CRIANÇAS
• Os pais são responsáveis por seus filhos e
devem estabelecer limites a eles.
•
Não permita que seus filhos gritem ou corram em áreas que não destinadas para
brincadeiras.
•
Crianças pequenas precisam estar acompanhadas por adultos.
•
Respeite os limites de horários e locais destinados aos pequenos.
•
Verifique o que diz o regulamento interno do condomínio.
CONVIVÊNCIA
• Conheça e respeite as regras que regem o seu
condomínio. Por mais que você não concorde com algumas, terá que obedecê-las,
pois foram aprovadas pela maioria.
•
Jamais chame a empregada ou babá do vizinho para trabalhar na sua casa.
•
Evite entrar em quaisquer tipos de fofocas ou boatos relacionados aos seus
vizinhos.
•
Lembre-se, a conversa amigável será sempre a melhor saída para resolução de
conflitos.
ELEVADOR
• Cumprimente sempre todos os presentes e
espere as pessoas saírem para entrar
• Segurar
a porta do elevador para outras pessoas entrarem demonstra gentileza e cordialidade.
•
Não segure o equipamento em horários de pico.
•
Use o elevador de serviço se for trafegar com animais ou transportar caixas e
compras.
FUNCIONÁRIOS
• Trate-os sempre com cordialidade.
• Se
quiser fazer alguma reclamação, direcione-a ao livro de ocorrências virtual ou
ao síndico.
• O
funcionário do condomínio não é seu empregado. Evite pedir que execute serviços
particulares.
LIXO
• Cuide para que seu lixo esteja sempre
devidamente ensacado e sem exalar cheiro forte.
•
Não jogue papéis, bitucas de cigarro ou quaisquer outros tipos de lixos pela
janela do apartamento.
OBRAS
• Respeite os horários estabelecidos na
convenção e regulamento interno
•
Comunique o síndico e seu vizinho antes de iniciar as obras
Com
a certeza da compreensão,
Paulo
Roberto Melo
Síndico
Síndico
Ricardo
Horta de Alvarenga
Subsíndico
Subsíndico
0 Comentários