Campanha Choveu, molhou, derrapou alerta condutores sobre os riscos do asfalto úmido

Agentes do Detran fazem abordagem educativa em postos de gasolina e vias de intensa circulação para passar dicas e cuidados na direção

Detran-DF faz campanha para alertar motoristas sobre cuidados ao dirigir no período chuvoso. Foto: Gabriel Jabur.
Com o período de chuvas, o tempo de frenagem, nas vias, fica maior e a visibilidade do motorista, reduzida. Esses fatores aumentam o risco de acidentes, como colisões traseiras e engavetamentos. Para alertar condutores dos cuidados a serem tomados nessa época, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) faz a campanha Choveu, molhou, derrapou.

A ação consiste em blitze educativas, em locais de intensa circulação de pessoas e postos de gasolina. Na abordagem, os agentes da autarquia dão dicas de como proceder quando a pista estiver molhada e distribuem material educativo.

A principal recomendação é reduzir a velocidade, uma vez que o pneu tende a perder aderência quando o asfalto está úmido. Além disso, é preciso manter distância maior do veículo da frente para evitar que, em eventual derrapagem, ocorram colisões.
Acho melhor (a campanha educativa) do que aplicar as multasLetícia da Cunha, professora

Outra recomendação é evitar ligar o pisca-alerta, uma que vez que o reflexo da luz amarela no para-brisa prejudica a visão dos condutores. As ações educativas, que começaram em outubro, são intensificadas no início e no fim das chuvas.

Até esta sexta-feira (4), cerca de 8 mil pessoas foram abordadas em 12 blitze. “Não consideramos só o condutor, mas também os passageiros que estavam no carro no momento da ação”, explica o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito, Rubem Ribeiro da Silva.

Ele conta que a Choveu, molhou, derrapou pode ser intercalada com outras campanhas, como a de combate ao uso de celular e a de consumo de álcool.

A abordagem de condutores para reforçar os cuidados é considerada efetiva para a professora Letícia da Cunha, 29 anos. “Acho melhor do que aplicar as multas”, afirma.

Para ela, a falta de consciência está relacionada à ocorrência de acidentes no período de chuvas. “As pessoas não têm disciplina nas vias”, diz.


Cuidados básicos ao dirigir com o asfalto úmido

Cheque pneus e limpadores de para-brisa

Use farol baixo sempre aceso

Tenha mais atenção com a travessia de pedestres

Mantenha distância entre veículos em movimento

Mantenha o controle do veículo

Evite vias com excesso de água, porque isso pode reduzir o desempenho do sistema de freios, causar a parada do motor e até danificá-lo

Estacione em local seguro quando não houver visibilidade

Desembace os vidros


Só ultrapasse com segurança

Postar um comentário

0 Comentários